domingo, 18 de agosto de 2013

Projeto 'Pega e lê', para educação básica da Terra de Makunaima.

Projeto que desenvolvo com os alunos das escolas públicas (da Terra de Makunaima) que leciono a disciplina de história fundamental ou média da educação básica, para incentivá-los à leitura, e com isso torná-la de alto nível para os mesmos. Aqui plicada aos alunos dos 6º e 7º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olavo Brasil Filho, em Boa Vista - RR.

HISTOCEBASICA
HISTÓRIA COTIDIANA EDUCAÇÃO BÁSICA
IDEALIZAÇÃO PROFESSOR BENONE
História Cotidiana para Educação Básica – autor professor Benone Costa Filho, Sociólogo/Historiador, pela UFRR, trabalho na Rede Estadual de Ensino Público Roraimense, desde 1991

1. Tema

‘Pega e lê’ comunidade estudantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olavo Brasil


 A importância do ato de ler se veio em mim constituindo. (Paulo. Freire, Patrono da Educação Brasileira).

2. Objetivo

Leituras de livros de preferência dos alunos do ensino fundamental da Escola Olavo Brasil Filho, que ensino.

3. Justificativa

Como dizia Santo Agostinho[1]: pega e lê. Estamos sugerindo aos alunos do ensino fundamental escolher livros de suas preferências e ler. Sem indicar a leitura, deixa-os à livre escolha, como meio da leitura pegada, seja lida com prazer. E, posteriormente, que seja discutida em aula dirigida a essa natureza. Um tema relevante e viável, tanto para incentivar – aos que já vem pegando e lendo – a continuar o hábito; e – aos que ainda não se habituaram a ler – a pegar o hábito da leitura. Uma das três funções sociais a ser ensinada na escola e aprendida – adequadamente – pela comunidade estudantil fundamental básica (6º/7º anos, que ensino, nesta Escola).

4. Metodologia[2]

Aos alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida, apontando os seguintes destaques (conforme o exemplo):
§  Nome do livro: A importância do ato de ler.
§  Autor: Paulo Freire.
§  Tema central: Sobre leitura.
§  Ficção (  ); Não ficção (x); Autoajuda (  ); Outros (  ).
§  Objetivo da escolha: Perceber a visão freireana de leitura.
§  Comentário – sobre – do que trata o livro: leituras e escritas de mundo e do mundo.
§  Contribuição da leitura: saber mais sobre leitura.
§  Um fragmento que sintetize o livro: citado na epígrafe acima.
§  Um parágrafo sobre a leitura do livro: não se estuda apenas na escola. (p.58).
§  Referência do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FREIRE, Paulo. 1921-1997. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 47ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2006.      

Depois destas informações, fazer uma exposição aos colegas sobre o livro de sua preferência, escolhido. E a sequência apontada na metodologia. A seguir, ao longo do tempo posto à leitura, ir fazendo comentários sobre a mesma.

5. Cronograma de leitura: 2º semestre (3º e 4º bimestres).

6. Nota: Leitura concluída, até 30 pontos.

Respostas da Metodologia do projeto Pega e lê

Aos alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida e lida, apontando os seguintes destaques:

1. Nome do livro lido?

2. Autor?

3. Tema central?

4. Ficção? (  )  Não ficção? (  ) Autoajuda? (  ) Outros? (  ). 

5. Objetivo da escolha?

6. Comentário – sobre – do que trata o livro?

7. Contribuição da leitura?

8. Um fragmento que sintetize o livro?

9. Um parágrafo sobre a leitura do livro?

10. Referência do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas?



[1] Sábio da Igreja Católica (354-430).
[2] No mundo da informação e comunicação rápidas o conhecimento e saber devem ser construídos por meio de caminhos que chegue nestes pressupostos. Assim a metodologia é a grande aliada no alcance da informação da comunicação do conhecimento e do saber histórico. 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário