HISTOCEBASICA
HISTÓRIA COTIDIANA EDUCAÇÃO BÁSICA
IDEALIZAÇÃO PROFESSOR BENONE
História Cotidiana para Educação
Básica – autor professor Benone Costa Filho, Sociólogo/Historiador, pela
UFRR, trabalho na Rede Estadual de Ensino Público Roraimense, desde 1991
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1. Tema
‘Pega
e lê’ comunidade estudantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olavo Brasil
A importância do ato
de ler se veio em mim constituindo. (Paulo. Freire, Patrono da Educação
Brasileira).
2. Objetivo
Leituras
de livros de preferência dos alunos do ensino fundamental da Escola Olavo
Brasil Filho, que ensino.
3. Justificativa
Como
dizia Santo Agostinho[1]: pega e lê. Estamos sugerindo aos alunos do ensino fundamental
escolher livros de suas preferências e ler. Sem indicar a leitura, deixa-os à
livre escolha, como meio da leitura pegada, seja lida com prazer. E,
posteriormente, que seja discutida em aula dirigida a essa natureza. Um tema
relevante e viável, tanto para incentivar – aos que já vem pegando e lendo – a
continuar o hábito; e – aos que ainda não se habituaram a ler – a pegar o
hábito da leitura. Uma das três funções sociais a ser ensinada na escola e
aprendida – adequadamente – pela comunidade estudantil fundamental básica
(6º/7º anos, que ensino, nesta Escola).
Aos
alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua
preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida, apontando os
seguintes destaques (conforme o exemplo):
§
Nome
do livro: A
importância do ato de ler.
§
Autor:
Paulo
Freire.
§
Tema
central: Sobre
leitura.
§
Ficção
( ); Não ficção (x); Autoajuda ( ); Outros (
).
§
Objetivo
da escolha: Perceber
a visão freireana de leitura.
§
Comentário
– sobre – do que trata o livro: leituras e escritas de mundo e do mundo.
§
Contribuição
da leitura: saber
mais sobre leitura.
§
Um
fragmento que sintetize o livro: citado na epígrafe acima.
§
Um
parágrafo sobre a leitura do livro: não se estuda apenas na escola. (p.58).
§
Referência
do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FREIRE, Paulo. 1921-1997. A
importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 47ª.
Edição. São Paulo: Cortez, 2006.
Depois
destas informações, fazer uma exposição aos colegas sobre o livro de sua
preferência, escolhido. E a sequência apontada na metodologia. A seguir, ao
longo do tempo posto à leitura, ir fazendo comentários sobre a mesma.
5. Cronograma de
leitura: 2º
semestre (3º e 4º bimestres).
6. Nota: Leitura concluída, até
30 pontos.
Aos
alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua
preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida e lida,
apontando os seguintes destaques:
2.
Autor?
3.
Tema central?
4.
Ficção? ( ) Não ficção? (
) Autoajuda? ( ) Outros? ( ).
5.
Objetivo da escolha?
6.
Comentário – sobre – do que trata o livro?
7.
Contribuição da leitura?
8.
Um fragmento que sintetize o livro?
9.
Um parágrafo sobre a leitura do livro?
10.
Referência do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas
Técnicas?
[1] Sábio da Igreja
Católica (354-430).
[2] No mundo da
informação e comunicação rápidas o conhecimento e saber devem ser construídos
por meio de caminhos que chegue nestes pressupostos. Assim a metodologia é a
grande aliada no alcance da informação da comunicação do conhecimento e do
saber histórico.
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