segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PROJETO 'PEGA E LÊ' ALUNOS OBF 2014


Governo do Estado de Roraima
Secretaria a de Educação e Desportos
Escola Estadual Olavo Brasil Filho
História Cotidiana Educação Básica
Ensino Fundamental
 Disciplina de História
Professor Benone Costa Filho

‘PEGA E LÊ’ ESTUDANTES 6º ANOS MATUTINO DA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BRASIL FILHO 2014


A importância do ato de ler se veio em mim constituindo. (Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira).

1. Introdução

‘Pega e lê’ é um projeto de leitura que desenvolvo como os alunos da educação básica, paralelo aos estudos da disciplina de história, para que os mesmos, pela escolha e leitura de livros de suas preferências se envolvam e sintam o gosto da leitura escrita.

2. Objetivo

Leituras de livros de preferência dos alunos do ensino fundamental OBF, que ensino.

3. Justificativa

Como dizia Santo Agostinho[1]: pega e lê. Estamos sugerindo aos alunos, dos 6º anos do ensino fundamental OBF 2014, escolher livros de suas preferências e ler. Sem indicar a leitura, deixa-os à livre escolha, como meio da leitura pegada, seja lida com prazer. E, posteriormente, que seja discutida em aula dirigida a essa natureza. Um tema relevante e viável, tanto para incentivar – aos que já vem pegando e lendo – a continuar o hábito; e – aos que ainda não se habituaram a ler – a pegar o hábito da leitura. (Uma das três funções sociais a ser ensinada na escola e aprendida – adequadamente – pela comunidade estudantil fundamental básica dos 6º anos, que ensino).

4. Metodologia

Aos alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida, apontando os seguintes destaques (conforme o exemplo, seguir):

§  Nome do livro: A importância do ato de ler.
§  Autor: Paulo Freire.
§  Tema central: Sobre leitura.
§  Ficção (  ); Não ficção (x); Autoajuda (  ); Outros (  ).
§  Objetivo da escolha: Perceber a visão freireana de leitura.
§  Comentário – sobre – do que trata o livro: leituras e escritas de mundo e do mundo.
§  Contribuição da leitura: saber mais sobre leitura.
§  Um fragmento que sintetize o livro: citado na epígrafe acima.
§  Um parágrafo sobre a leitura do livro: não se estuda apenas na escola. (p.58).
§  Referência do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FREIRE, Paulo. 1921-1997. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 47ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2006.    

Depois destas informações, fazer uma exposição aos colegas sobre o livro de sua preferência, escolhido. E a sequência apontada na metodologia. A seguir, ao longo do tempo posto à leitura, ir fazendo comentários sobre a mesma.

5. Cronograma de leitura: 2º semestre (3º e 4º bimestres) do ano letivo 2014.

6. Nota: Leitura concluída, até 30 pontos.


TURMAS QUE ESTÃO PEGANDO E LENDO 2014

TURMA 61 MATUTINO OBF

TURMA 62 MATUTINO OBF

TURMA 63 MATUTINO OBF

TURMA 64 MATUTINO OBF







[1] Sábio da Igreja Católica (354-430).

Nenhum comentário:

Postar um comentário