Governo do Estado de
Roraima
Secretaria a de Educação e
Desportos
Escola Estadual Olavo
Brasil Filho
História Cotidiana
Educação Básica
Ensino Fundamental
Disciplina de História
Professor Benone
Costa Filho
‘PEGA
E LÊ’ ESTUDANTES 6º ANOS MATUTINO DA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BRASIL FILHO 2014
A importância do ato
de ler se veio em mim constituindo. (Paulo Freire, Patrono da Educação
Brasileira).
1. Introdução
‘Pega
e lê’ é um projeto de leitura que desenvolvo como os alunos da educação básica,
paralelo aos estudos da disciplina de história, para que os mesmos, pela
escolha e leitura de livros de suas preferências se envolvam e sintam o gosto
da leitura escrita.
2. Objetivo
Leituras
de livros de preferência dos alunos do ensino fundamental OBF, que ensino.
3. Justificativa
Como
dizia Santo Agostinho[1]: pega e lê. Estamos sugerindo aos alunos, dos 6º anos do ensino
fundamental OBF 2014, escolher livros de suas preferências e ler. Sem indicar a
leitura, deixa-os à livre escolha, como meio da leitura pegada, seja lida com
prazer. E, posteriormente, que seja discutida em aula dirigida a essa natureza.
Um tema relevante e viável, tanto para incentivar – aos que já vem pegando e
lendo – a continuar o hábito; e – aos que ainda não se habituaram a ler – a
pegar o hábito da leitura. (Uma das três funções sociais a ser ensinada na
escola e aprendida – adequadamente – pela comunidade estudantil fundamental
básica dos 6º anos, que ensino).
4. Metodologia
Aos
alunos levados a escolha de livros – de diferentes matizes – de sua
preferência. Fazer um levantamento referencial da obra escolhida, apontando os
seguintes destaques (conforme o exemplo, seguir):
§
Nome
do livro: A importância do ato de ler.
§
Autor:
Paulo Freire.
§
Tema
central: Sobre leitura.
§
Ficção
( ); Não ficção (x); Autoajuda ( ); Outros (
).
§
Objetivo
da escolha: Perceber a visão freireana de leitura.
§
Comentário
– sobre – do que trata o livro: leituras e escritas de mundo e do mundo.
§
Contribuição
da leitura: saber mais sobre leitura.
§
Um
fragmento que sintetize o livro: citado na epígrafe acima.
§
Um
parágrafo sobre a leitura do livro: não se estuda apenas na escola. (p.58).
§
Referência
do livro, de acordo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FREIRE, Paulo. 1921-1997. A importância do ato de ler: em três
artigos que se complementam. 47ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2006.
Depois
destas informações, fazer uma exposição aos colegas sobre o livro de sua
preferência, escolhido. E a sequência apontada na metodologia. A seguir, ao
longo do tempo posto à leitura, ir fazendo comentários sobre a mesma.
5. Cronograma de
leitura: 2º
semestre (3º e 4º bimestres) do ano letivo 2014.
6. Nota: Leitura concluída,
até 30 pontos.
TURMAS QUE ESTÃO PEGANDO E LENDO 2014
TURMA 61 MATUTINO OBF |
TURMA 62 MATUTINO OBF |
TURMA 63 MATUTINO OBF |
TURMA 64 MATUTINO OBF |
Nenhum comentário:
Postar um comentário