HISTOCEBÁSICA
HISTÓRIA COTIDIANA EDUCAÇÃO BÁSICA 2015 ENSINO MÉDIO
IDEALIZAÇÃO
PROFESSOR BENONE – DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Escola Estadual Olavo
Brasil Filho localizada no Bairro Jóquei Club, Boa Vista – Roraima
Aluno:_____________________________________
Ensino Médio, 1ª série. Turma_____ vespertino.
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR HISTÓRIA E O TRABALHO DO HISTORIADOR
Texto: Professor
Benone Costa Filho[1].
01. Quando
você sabe a história ninguém te engana. Assim, vai a pergunta: será que saímos da
escola sabendo o que a disciplina de história tem quem ensinar sobre as ações
humanas ao longo dos tempos? Vou dar apenas um exemplo para ilustrar se
aprendemos e sabemos ou não história na escola. Para tanto vou partir do
contexto legal da função da disciplina, quando se trata da história do Brasil.
Que devemos ao estudar a história do nosso país, em relação a nossa formação de
povo brasileiro, levar em conta as três etnias que nos formou. Os índios que
aqui já estavam; os africanos que foram trazidos a força do continente
africano; e aos europeus, que colonizaram o país, a partir do século XVI. Mas
sempre predomina, as vezes sem muito conhecimento, a história dos brancos,
ficando de fora os índios e os negros, que quando entra em pauta, apesar dos
avanços, ainda em muitos casos, é de forma depreciativa. Para mudar esse quadro
é que vamos estudar a fundo a história geral, do Brasil e de Roraima, para que
possamos conhecer nossa história, de povo brasileiro, como um todo, nas suas
etnias formadoras (índio, negro e branco) a nas migrantes que hoje também são
parte da unidade na diversidade do povo brasileiro.
02. Qual
é mesmo o trabalho do historiador? Desde Heródoto (nascido no século V a.C),
pai da história, o trabalho do historiador é pesquisar e divulgar as ações
humanas ao longo dos tempos. Para tanto, o historiador se apega as fontes
históricas ou documentos históricos. E a partir destes historia o passado para
entendermos o presente. Como por exemplo, queremos saber: por que Roraima
recebeu esse nome? A partir da pergunta, entre outras, o historiador recorre as
fontes e documentos históricos, entre outros, para pesquisar ao longo do tempo
e divulgar a história do nome do nosso estado. Na pesquisa histórica, feita
pelo trabalho do historiador, vamos descobrir que antes de receber esse nome,
em 1962, se chamava Território Federal do Rio Branco, criado em 13 de setembro
de 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas. Mas muitas vezes era confundido com a
capital do estado do Acre, que se chama Rio Branco. Assim, muitas encomendas e
até pessoas se confundiam e em vez de vir para cá iam parar lá. Para evitar
esse inconveniente, foi sugerido mudar o nome do território. E o novo nome, vem
da língua macuxi, Rörooimü[2] = Roraima,
que quer dizer monte verde.
03. O
que são os tempos históricos e qual as suas funções? Os tempos históricos
são as divisões feita pelos historiadores para explicar melhor as ações humanas
e as formas como registraram as mesmas ao longo dos tempos. Desse modo todas as
histórias humanas antes do surgimento da escrita, vistas por meio de formas
rupestres, artefatos e ferramentas é do tempo pré-histórico, que vai desde
aparecimento da humanidade até a invenção da escrita. Da invenção da escrita
até os dias atuais, temos a história, dividida, desde a século XIX, em Idades:
Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Onde cada uma tem um marco histórico,
na sua cronologia. Idade Antiga, do aparecimento da escrita (3 a 10 mil anos
a.C) a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C); Idade Média fim do
Império Romano do Oriente (1453 d.C) até o Renascimento Urbano Europeu (século
XVI d.C). Idade Moderna do Renascimento até a Revolução Francesa (1789 d.C). Idade
Contemporânea, da Revolução Francesa até os dias atuais. Neste contexto, a
história do ‘nascimento’ do Brasil, começa na Idade Moderna (1500). Antes disso
era terra de mais de 2 mil povos com suas mais 2,6 mil línguas. Destes, hoje
tem uns duzentos povos com umas duzentas línguas. Entre eles as 8 etnias
indígenas, com seus três ramos linguísticos (karib, aruak e yanomami) da Terra
de Makunaima, Roraima, que junto com a história do Brasil, da América e Mundo,
serão estudadas por nós neste ano letivo de 2015, na 1ª série do ensino médio,
etapa final das três séries, que compõem a educação básica.
04.
Entre outros meios de marcar o tempo, temos o calendário. Como, por exemplo, o
calendário
escolar, que define todas as ações administrativas didáticas
pedagógicas da educação escolar roraimense. Esse calendário escolar segue o
nosso calendário baseado no nascimento de cristo, produzido pelo abade Dionísio
e reformulado pelo papa Gregório, daí ser conhecido como calendário cristão
gregoriano. Mas outros povos também tem seus calendários e serem pelos mesmos.
Como por exemplo, os judeus, calendário judaico, baseado no mito da criação do
mundo por Jeová; os muçulmanos tem seus calendário islâmico, baseado na fuga de
Maomé de Meca para Medina e na fundação de sua religião, no ano de 622, d.C,
ano 1 do calendário muçulmano, entre outros, que serão estudados nas nossas aulas,
na disciplina de história, como por exemplo, entre outros, o calendário da
grande civilização mesoamericana Asteca, baseado no ano solar, com 365 dias.
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