quinta-feira, 12 de março de 2015

Textos didáticos aos alunos OBF que ensino, sobre o pensamento sociológico dos três porquinhos da Sociologia mundial.


DISICPLINA DE SOCIOLOGIA 2015 ENSINO MÉDIO

PROFESSOR BENONE COSTA FILHO

Escola Estadual Olavo Brasil Filho localizada no Bairro Jóquei Club, Boa Vista – Roraima __/__/2015.
Aluno:_____________________________________________ 

Ensino Médio, 1ª série. Turma___________ vespertino.

Boa Vista – RR, __/__/2015. Disciplina de Sociologia Professor Benone Costa Filho

TEXTO I: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA

1. O que é Sociologia? Sua necessidade para entender a sociedade? Sua contribuição para a ação e liberdade de pensamento?

Grosso modo: SOCIOLOGIA é o estudo da sociedade, para entender seus fatos, ações e lutas de classes sociais. Desse modo, se faz necessária para perceber os fatos sociais, as ações sociais e as lutas de classes, assim, ela nos ajuda a entender a sociedade em que vivemos. Portanto, sabendo O que Sociologia. Percebendo sua necessidade para entender os movimentos sociais. Nos dá a liberdade de pensamento, para entender um fato social, mediante uma ação social, promovida pela a luta de classe ocorrida entre indivíduos e grupos sociais que forma uma determinada sociedade.     

2. Depois desse verbete sociológico didático acima, para entender melhor a função da Sociologia, vamos falar sobre os atores sociais destas, OS INDIVÍDUOS. Tema da próxima aula: por meio da visão dos três porquinhos da sociologia mundial (Marx, Weber e Durkheim) e suas visões sobre essa sociologia dos indivíduos.    

Boa Vista – RR, __/__/2015. Disciplina de Sociologia Professor Benone Costa Filho

TEXTO II: A SOCIOLOGIA DOS INDIVÍDUOS

1. Por que Sociologia dos indivíduos?
A Sociologia Moderna é uma sociologia, mesmo referente ao estudo da sociedade, é uma sociologia baseada no individuo, ou seja, sua visão está sempre focada na parte (individuo) do todo (sociedade).   

2. Sobre os três porquinhos da Sociologia Global. Karl Marx (1818-1883). Émile Durkheim (1858-1917). Max Weber (1864-1910). São considerados assim, porque como a história dos três porquinhos construindo com materiais diferentes uma moradia: casa. Construíram com conceitos diferenciados, um mesmo tema: a sociedade. Assim, segue abaixo, como cada um deles constrói seus conceitos das relações sociais dos indivíduos, e um exemplo didático sobre o pensamento de cada, a partir de:

a) A LUTA DE CLASSES (Conceito de Karl Marx);
Para Marx, a luta de classes é a forma com que um grupo de indivíduos mais fraco, mais com a união coletiva, consegue atingir seus objetivos. Assim, o proletariado, massa, povo, só consegue atingir seus objetivos com a união de todos os proletários, na luta de uma causa comum. Por exemplo, se queremos uma educação melhor temos que exigir do governo estadual que se faça cumprir os direitos garantidos nas leis educacionais, para que isso aconteça. Caso descumpra tais leis, a forma de fazê-lo cumprir é se reunir todos os envolvidos e lutar em conjunto pela manutenção de uma educação escolar pública estadual de qualidade. Na visão de Marx, seria uma LUTA DE CLASSES estudantil verso governo do estado, pela a garantia do direito a educação pública gratuita e de qualidade para todos os estudantes da rede pública estadual de ensino roraimense.

b) O FATO SOCIAL (Conceito de Émile Durkheim);
Para Durkheim, o FATO SOCIAL se dá pela atitude individual de um dos integrantes da sociedade que ultrapassa uma regra social. Ou seja, para ele, um acontecimento social é sempre causado por um ato individual, de alguém que intencionalmente ou não, comete algo que afeta a todos. Como por exemplo, na sala de aula, onde todos sabem que é um lugar do aluno estudar, mas se tem sempre alguém que consciente ou não perturba a ordem estabelecida, fazendo com que todos os alunos sejam prejudicados no ato de estudar com sua atitude particular.

c) A AÇÃO SOCIAL (Conceito de Max Weber).   
Para Weber, a AÇÃO SOCIAL também parte de uma atuação individual que dependendo da (boa ou má) vontade coletiva pode envolver a todos. Desse modo são das ações individuais que resultaram as ações coletivas de uma sociedade. Voltando mais uma vez para sala de aula para exemplificar a ação social de Weber, podemos dizer que: a ação social de aprender vai depender da atuação individual de cada estudante em contribuir para que a aula transcorra normalmente, com isso beneficiando a todos os estudantes desta.

Referência:
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª edição. São Paulo: 2010 (pp. 7-33).
COSTA FILHO, Benone. Subsídio de estudos da disciplina de Sociologia para o ensino médio. Boa Vista: 2015.

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