DISICPLINA
DE SOCIOLOGIA 2015 ENSINO MÉDIO
PROFESSOR
BENONE COSTA FILHO
Escola
Estadual Olavo Brasil Filho localizada no Bairro Jóquei Club, Boa Vista –
Roraima __/__/2015.
Aluno:_____________________________________________
Ensino Médio, 1ª série. Turma___________ vespertino.
Boa Vista – RR, __/__/2015. Disciplina de Sociologia
Professor Benone Costa Filho
TEXTO I: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
1. O que é
Sociologia? Sua necessidade para entender a sociedade? Sua contribuição para a
ação e liberdade de pensamento?
Grosso modo: SOCIOLOGIA é o estudo da
sociedade, para entender seus fatos, ações e lutas de classes sociais. Desse
modo, se faz necessária para perceber os fatos sociais, as ações sociais e as
lutas de classes, assim, ela nos ajuda a entender a sociedade em que vivemos. Portanto,
sabendo O que Sociologia. Percebendo sua necessidade para entender os
movimentos sociais. Nos dá a liberdade de pensamento, para entender um fato
social, mediante uma ação social, promovida pela a luta de classe ocorrida
entre indivíduos e grupos sociais que forma uma determinada sociedade.
2. Depois desse
verbete sociológico didático acima, para entender melhor a função da Sociologia,
vamos falar sobre os atores sociais destas, OS INDIVÍDUOS. Tema da
próxima aula: por meio da visão dos três porquinhos da sociologia mundial (Marx,
Weber e Durkheim) e suas visões sobre essa sociologia dos indivíduos.
Boa Vista – RR, __/__/2015. Disciplina de Sociologia
Professor Benone Costa Filho
TEXTO II: A SOCIOLOGIA DOS INDIVÍDUOS
1. Por que Sociologia
dos indivíduos?
A Sociologia Moderna é uma sociologia, mesmo
referente ao estudo da sociedade, é uma sociologia baseada no individuo, ou
seja, sua visão está sempre focada na parte (individuo) do todo
(sociedade).
2. Sobre os três
porquinhos da Sociologia Global. Karl Marx (1818-1883). Émile Durkheim
(1858-1917). Max Weber (1864-1910). São considerados assim, porque como a
história dos três porquinhos construindo com materiais diferentes uma moradia: casa.
Construíram com conceitos diferenciados, um mesmo tema: a sociedade. Assim, segue
abaixo, como cada um deles constrói seus conceitos das relações sociais dos
indivíduos, e um exemplo didático sobre o pensamento de cada, a partir de:
a) A LUTA DE
CLASSES (Conceito de Karl Marx);
Para Marx, a luta de
classes é a forma com que um grupo de indivíduos mais fraco, mais com a união
coletiva, consegue atingir seus objetivos. Assim, o proletariado, massa, povo,
só consegue atingir seus objetivos com a união de todos os proletários, na luta
de uma causa comum. Por exemplo, se queremos uma educação melhor temos que
exigir do governo estadual que se faça cumprir os direitos garantidos nas leis
educacionais, para que isso aconteça. Caso descumpra tais leis, a forma de
fazê-lo cumprir é se reunir todos os envolvidos e lutar em conjunto pela
manutenção de uma educação escolar pública estadual de qualidade. Na visão de
Marx, seria uma LUTA DE CLASSES estudantil
verso governo do estado, pela a
garantia do direito a educação pública gratuita e de qualidade para todos os
estudantes da rede pública estadual de ensino roraimense.
b) O FATO SOCIAL
(Conceito de Émile Durkheim);
Para Durkheim, o FATO
SOCIAL se dá pela atitude individual
de um dos integrantes da sociedade que ultrapassa uma regra social. Ou seja,
para ele, um acontecimento social é
sempre causado por um ato individual, de alguém que intencionalmente ou
não, comete algo que afeta a todos.
Como por exemplo, na sala de aula, onde todos sabem que é um lugar do aluno
estudar, mas se tem sempre alguém que consciente ou não perturba a ordem
estabelecida, fazendo com que todos os alunos sejam prejudicados no ato
de estudar com sua atitude particular.
c) A AÇÃO SOCIAL
(Conceito de Max Weber).
Para Weber, a AÇÃO
SOCIAL também parte de uma atuação
individual que dependendo da (boa ou má) vontade coletiva pode envolver a todos. Desse modo são das
ações individuais que resultaram as ações coletivas de uma sociedade. Voltando
mais uma vez para sala de aula para exemplificar a ação social de Weber,
podemos dizer que: a ação social de aprender vai depender da atuação individual
de cada estudante em contribuir para que a aula transcorra normalmente,
com isso beneficiando a todos os estudantes desta.
Referência:
TOMAZI, Nelson
Dacio. Sociologia para o ensino médio.
2ª edição. São Paulo: 2010 (pp. 7-33).
COSTA FILHO, Benone.
Subsídio de estudos da disciplina de Sociologia para o ensino
médio. Boa Vista: 2015.
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