terça-feira, 24 de março de 2015

Aulas de História para os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.


Semana letiva de 23 a 26 de março.

Boa Vista – RR, __/03/2015. Disciplina de História - Professor Benone Costa Filho

A civilização: dos povos hebreus, fenícios e persas.

01. Qual e ligação dos três povos citados acima, com a Mesopotâmia e o legado destes aos dias atuais, por meio do vínculo religioso monoteísmo ético, que abrange mais de 2 bilhões de pessoas?
02. Os hebreus eram povos nômades, sua história foi contada na bíblia, comente sobre as muitas informações desse povo a partir deste livro.
03. Comente sobre a história dos patriarcas hebreus, citando o nome e as ações dos que são descritos neste capitulo em estudo do nosso livro didático de história.
04. Comente sobre a importância de Saul, Davi e Salomão, para a organização do reino único dos hebreus e as causas e consequências para a dissolução deste, em dois reinos de Israel e Judá.
05. Comente sobre a localização da Fenícia, suas principais cidades-estados e o significado de sua talassocracia.
06. Comente sobre as rotas marítimas comerciais dos fenícios no Mediterrâneo até o litoral do Oceano Atlântico Sul.
07. Descreva sobre a contribuição do contato fenício com outras culturas para seus conhecimentos de ciência, artes, astronomia, matemática, religião e seu maior legado que está nas nossas mãos, na escrita destas questões históricas sobre essas e outras civilizações.
08. Comente sobre as vidas dos grandes líderes persas e seus feitos. Ciro, o conquistador; Cambises, seu filho e sucessor; Dário o grande centralizador do império Persa e: seus olhos e ouvidos do rei.
09. Comente sobre as satrápias, os grandes centros urbanos e a moeda do Império Persa.
10. Comente sobre o exército, as guerras médicas, o povo medo, sua religião dualista, o zoroastrismo ou masdeismo persa.

Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo, 2010 (pp. 80-4)


Boa Vista – RR, __/03/2015. Disciplina de História - Professor Benone Costa Filho

A vida em cidades Antigas: Índia e China.

1. Localizada as margens do rio Indo, fale das duas cidades distantes (Mohenjo-Daro e Harapa) que deram origem a civilização indiana antiga e nelas o que encontraram os arqueólogos?
2. Fale sobre os drávidas, ários ou arianos, a civilização védica, o hinduísmo, o nirvana, o bramanismo, xátrias, e as castas, por meio da explicação religiosa.
3. Comente sobre os poderes políticos na Índia antiga, com ênfase para os rajas, marajás as dinastias Maúria e Gupta e a Idade de Ouro indiana antiga.
4. Por que a vaca é sagrada na Índia? E qual é a situação das castas na Índia atual?
5. Leia o fragmento na p. 90 e desenhe e divida o ser mitológico cósmico Purusha, na formação mítica do mundo, deuses e humanidade indiana antiga.
6. Comente sobre os acontecimentos ocorridos aproximadamente em 1700 a.C, para a formação das cidades antigas chinesas, começando com a dinastia Chang e os são seus ideogramas, Os Chou e o Reino do Meio?
7. Comente sobre a importância dos escritos de Kong Fuzi ou Kung-Fu-Tzé (Confúcio) como código de conduta filosófica, moral do povo chinês antigo e seu legado para a China e o mundo atual?
8. Além de Confúcio, outros pensadores deixaram um legado sobre vários temas da China antiga, entre eles Lao-Tzé, comente sobre seus escritos.  
9. Comente sobre os Sete Reinos Combatentes e depois a Unificação destes, dando origem a China e o Império do Reino do Meio.
10. Comente sobre as invenções chinesas, o intercâmbio cultural e religioso por meio do comércio, e a extensão do Império chinês até o século XX. E o que a acupuntura, fator de ligação entre o Oriente e Ocidente, inclusive no Brasil. 

Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo, 2010 (pp. 80-4)





Nenhum comentário:

Postar um comentário