quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 de Outubro, Dia do Professor com vocação docente, todos os dias, parabéns.

Ano de 1979, na 4ª série primária (da Escola Pública Araguainense) escolhi ser professor. Coisa de toda criança que sonha ser professor: não. Queria mesmo ser professor. 1991 (na escola pública roraimense), comecei a ser professor e (com 24 anos de sala de aula) continuo professor e serei até o fim: professor. Dialogo sempre com os alunos que ensino sobre a vocação docente. Inclusive poetizo, na essência da palavra, como no soneto que se segue, lido e dialogado com alunos dos 6º anos Coema (2008), e continuado com alunos do Ensino Médio OBF (2015), essa vocação:


Docente

Para se fazer docente
é preciso vocação e prol
Se apurar e depurar conceitual
Ter lado e posição assumida

Mesmo não concordando respeitar
Ter práxis e não parar de estudar
Zelar pela a aprendizagem discente
Profanar a didática pedagógica

Ser cidadão com sua função
Cumprindo com seu quefazer
A discência ler escrever e contar

Neste dia dedicado a docência
Para exigir tais atos docentes
Deve estar cumprindo os mesmos.

Professor Benone Costa Filho, 2008. 








segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Entre os melhores presentes a ser dados a criançada brasileira: o respeito legal e substantivo ao Estatuto dos pequenos é o melhor.


Para homenagear todas as crianças do nosso Brasil vou reescrever uma homenagem da formalidade legal quando posta na legalidade substantiva todas a criançada brasileira se sentirão incluídas, entre outras, nos direitos fundamentais nacional. Trata-se do Soneto Estatuto dos pequenos, feito em 2008, para ser lido com os alunos dos 6º anos Coema e, depois com outros alunos da escola pública roraimense, nos anos letivos seguintes. Creio que, entre tantos presentes que as crianças e adolescentes venham receber, nenhum é mais importante do que o respeito dado por todos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, entre outros, que precisam para se sentirem legal e substantivamente integrantes da cidadania brasileira. Segue o Soneto.

Soneto ao Estatuto dos pequenos

Estatuto para garantir direitos
nascer crescer e viver livre
para que possa repassar
e garantir a cidadania.

Da Constituição cidadã de 1988
nasce o artigo popular 227
que diz que é dever dos grandes
assegurar os direitos dos pequenos.

A lei 8069 de 13 de julho de 1990
Dispõe sobre o Estatuto da Criança
e do Adolescente brasileiro.

Com este instrumento legal estatuído
os pequenos passam a ter direitos
que devem ser cumpridos por todos.

Professor Benone Costa Filho, 2008.





sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aula da Disciplina de Sociologia (via blog) com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.


Boa Vista – RR, 09/10/2015. 3º bimestre letivo. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa Filho
  
Cultura e Ideologia – conceitos e definições com os alunos do EMOBF que ensino. Atividade sociológica para fazer em casa (via blog: professorbenone.blogspot.com) e ser respondida coletivamente em sala de aula.  

Da leitura no livro didático da disciplina de sociologia em estudo na nossa Escola (Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 170-202) responda as perguntas e as questões que se pede abaixo:

Cultura é o conjunto de saberes diferentes de indivíduo, povo, comunidade, sociedade. Ideologia são as análises das ideias de um indivíduo, povo. Comunidade ou sociedade. Não há como fazer um conceito único sobre cultura e ideologia, sendo vários esses conceitos. (Professor Benone Costa Filho).

1. Leia com atenção a seção: Os significados da cultura (pp. 171-172) e explique em uma síntese o que você percebeu sobre os significados da cultura apresentados pelo autor do livro didático.

2. Leia com atenção a seção: Cultura segundo a antropologia (pp. 172-173) e de acordo com os nomes dos antropólogos citados pelo autor do livro didático, escreva seus nomes, seus tempos de vida e suas nacionalidades ao lado de suas definições de cultura, citadas na tabela abaixo.

Nome do antropólogo e tempo de vida
Nacionalidade
Conceito de cultura


Cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade.


As diferenças entre grupos e sociedades humanas são culturais e não biológicas.


Culturas são sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes que lhe dão características próprias, principalmente no tocante às necessidades básicas, como alimento, proteção, e reprodução.


Desenvolveu o conceito de Padrão cultural, destacando a prevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.


A diferença da personalidade não está vinculada a características biológicas, como sexo mas à maneira como cada sociedade a cultura define a educação das crianças.


A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião, e as normas econômicas.

3. Leia com atenção a seção: Convivência com a diferença: o etnocentrismo (p. 174) e explique o que você entendeu por etnocentrismo?

4. Leia com atenção a seção: Trocas culturais e culturas hibridas (pp. 174-175). E defina o que são essas trocas culturais e culturas hibridas?

5. Leia com atenção a seção: Cultura erudita e cultura popular (p. 176) e reescreva os parágrafos onde o autor do livro didático dá definições de o que é a cultura erudita e a chamada cultura popular.

6. Leia com atenção a seção: A Ideologia, suas origens e perspectivas (p. 176-177) e enumere a coluna 2 de acordo com os comentários feitos na coluna 1, sobre os apontamentos que o autor do livro didático faz em relação as origens e perspectivas da ideologia.

Coluna 1

Coluna 2
01
Nasce da análise das sociedade antigas, mas o conceito é moderno, pois antes da Idade Moderna as explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso.

No seu livro Ideologia e utopia (1929), ele conceitua duas formas de ideologias: a particular e a total.
02
Em seu livro Novum organum (1620). Ele utilizava o termo Ideologia, mas, ao recomendar um estudo baseado na observação, declarava que, até aquele momento, o entendimento da verdade estava obscurecido por ídolos, ou seja, por ideias erradas e irracionais.

Emile Durkheim, ao discutir a questão da objetividade científica em seu livro As regras do método sociológico (1895), afirma que, para ser mais preciso possível, o cientista deve deixar de lado todas pré-noções, as noções vulgares, as ideias antigas e pré-científicas e as ideias subjetivas.
03
O termo Ideologia foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Destutt de Tracy (1754-1836), em seu livro Elementos de Ideologia (1801) no sentido de

Augusto Comte (1798-1857).
04
Em seu Curso de filosofia positiva (1830-1842), retomou o sentido de ideologia utilizado por Tracy – o de estudo da formação das ideias, partindo das sensações (relação do corpo com o meio) – e acrescentando outro, o do conjunto de ideias de determinada época.

“ciência da gênese das deias”.
05
Karl Marx (1818-1883) também não apresentou também não apresentou uma única ideia de ideologia.

No livro A ideologia alemã (1846), ele se referiu à ideologia como um sistema elaborado de representações e de ideias que correspondem a forma de consciência os homens tem em determinada época.
06
São essas ideias que ele entende por ideologia, ou seja, o contrário das ciências.

Francis Bacon (1561-1626).
07
Karl Mannheim (1893-1947) talvez seja o sociólogo depois de Marx que mais tenha influenciado a discussão sobre ideologia.

A ideia de cultura.


7. Leia com atenção a seção: A Ideológica e cotidiano (p. 179-180) depois observe as vidas que levam os dois jovens das fotografias e, por fim, tente responder, a partir da vida cotidiana que você tem, a pergunta no final da legenda das mesmas, sobre a juventude em situações diversas se se encaixa em discurso ideológico único?

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Disciplina de História: A Idade Média em estudo com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.



Boa Vista:__/__/2015. O MUNDO MEDIEVAL ÀS VÉSPERAS DO SÉCULO XVI.

Disciplina de História - Professor Benone.

Por uma história da pergunta: A Baixa Média como era em sete questões históricas com os discentes do EMOBF, que ensino.


Questão 01. O que aconteceu nesse período da Idade Média, denominado de Baixa Idade Média?
Questão 02. O que era o direito da progenitura medieval?
Questão 03. O que foi a movimento cruzadista medieval e quem foi seu principal mentor?
Questão 04. Entre as cruzadas, o que foi a Cruzada das Crianças?     
Questão 05. O que foi o Renascimento comercial europeu?     
Questão 06. O que foi o Renascimento urbano na Europa?  
Questão 07. O que era e qual função das corporações de ofícios baixas medianas e a economia monetarista? 

Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 196-205).



Boa Vista:__/__/2015. O MUNDO MEDIEVAL ÀS VÉSPERAS DO SÉCULO XVI.

Disciplina de História - Professor Benone.

Por uma história da pergunta: economia, sociedade e cultura medieval, parte I, sobre o FEUDO, em sete questões históricas com os discentes do EMOBF, que ensino.

Questão 01. O que era o feudalismo medieval europeu?
Questão 02. O que era a produção para consumo local medieval feudal?
Questão 03. A quem pertencia o feudo?
Questão 04. Qual era e como funcionava a servidão feudal?     
Questão 05. Estamental era a sociedade feudal como ela se organizava?     
Questão 06. Suserano era o dono do feudo e vassalo era obrigado a prestar serviço no feudo. Essa relação acontecia por meio de uma homenagem, como se dava essa cerimonia?  
Questão 07. Por que os islâmicos e bizantinos iam na contramão da Europa feudal e o que tem a ver o califado de Córdoba para com a história do Brasil (fundado em 1500)? 


Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 206-209).

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

05 de outubro é aniversário de criação do estado de Roraima, Terra de Makunaima, parabéns.


Estado de Roraima

Já se vão 27 anos da promulgação da Constituição
Cidadã brasileira de 05 de outubro de 1988.
Com ela a criação do Estado de Roraima,
Que nesta Segunda-Feira, Dia 05 de outubro de 2015,
Faz aniversário de 27 anos de emancipação e autonomia 
Estadual. 
Um Estado grande geograficamente com mais de 200 mil
Quilômetros quadrados e com uma pequena população
De poucos mais de 500 mil habitantes.
Grande geograficamente.
Pequeno populacionalmente.
Assim, temos garantido os meios de nos manter sustentavelmente:
Ambientalmente,
Politicamente,
Humanamente.
Só depende da educação ambiental, política e humana,
De cada um de nós de todos nós.
Se desse modo procedermos ou isso tentar fazer,
Estaremos geo-ambientalmente-roraimense de parabéns.

Professor Benone Costa Filho, 05 de outubro de 2015.