quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Disciplina de História: A Idade Média em estudo com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.



Boa Vista:__/__/2015. O MUNDO MEDIEVAL ÀS VÉSPERAS DO SÉCULO XVI.

Disciplina de História - Professor Benone.

Por uma história da pergunta: A Baixa Média como era em sete questões históricas com os discentes do EMOBF, que ensino.


Questão 01. O que aconteceu nesse período da Idade Média, denominado de Baixa Idade Média?
Questão 02. O que era o direito da progenitura medieval?
Questão 03. O que foi a movimento cruzadista medieval e quem foi seu principal mentor?
Questão 04. Entre as cruzadas, o que foi a Cruzada das Crianças?     
Questão 05. O que foi o Renascimento comercial europeu?     
Questão 06. O que foi o Renascimento urbano na Europa?  
Questão 07. O que era e qual função das corporações de ofícios baixas medianas e a economia monetarista? 

Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 196-205).



Boa Vista:__/__/2015. O MUNDO MEDIEVAL ÀS VÉSPERAS DO SÉCULO XVI.

Disciplina de História - Professor Benone.

Por uma história da pergunta: economia, sociedade e cultura medieval, parte I, sobre o FEUDO, em sete questões históricas com os discentes do EMOBF, que ensino.

Questão 01. O que era o feudalismo medieval europeu?
Questão 02. O que era a produção para consumo local medieval feudal?
Questão 03. A quem pertencia o feudo?
Questão 04. Qual era e como funcionava a servidão feudal?     
Questão 05. Estamental era a sociedade feudal como ela se organizava?     
Questão 06. Suserano era o dono do feudo e vassalo era obrigado a prestar serviço no feudo. Essa relação acontecia por meio de uma homenagem, como se dava essa cerimonia?  
Questão 07. Por que os islâmicos e bizantinos iam na contramão da Europa feudal e o que tem a ver o califado de Córdoba para com a história do Brasil (fundado em 1500)? 


Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 206-209).

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