sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aula da Disciplina de Sociologia (via blog) com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.


Boa Vista – RR, 09/10/2015. 3º bimestre letivo. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa Filho
  
Cultura e Ideologia – conceitos e definições com os alunos do EMOBF que ensino. Atividade sociológica para fazer em casa (via blog: professorbenone.blogspot.com) e ser respondida coletivamente em sala de aula.  

Da leitura no livro didático da disciplina de sociologia em estudo na nossa Escola (Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 170-202) responda as perguntas e as questões que se pede abaixo:

Cultura é o conjunto de saberes diferentes de indivíduo, povo, comunidade, sociedade. Ideologia são as análises das ideias de um indivíduo, povo. Comunidade ou sociedade. Não há como fazer um conceito único sobre cultura e ideologia, sendo vários esses conceitos. (Professor Benone Costa Filho).

1. Leia com atenção a seção: Os significados da cultura (pp. 171-172) e explique em uma síntese o que você percebeu sobre os significados da cultura apresentados pelo autor do livro didático.

2. Leia com atenção a seção: Cultura segundo a antropologia (pp. 172-173) e de acordo com os nomes dos antropólogos citados pelo autor do livro didático, escreva seus nomes, seus tempos de vida e suas nacionalidades ao lado de suas definições de cultura, citadas na tabela abaixo.

Nome do antropólogo e tempo de vida
Nacionalidade
Conceito de cultura


Cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade.


As diferenças entre grupos e sociedades humanas são culturais e não biológicas.


Culturas são sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes que lhe dão características próprias, principalmente no tocante às necessidades básicas, como alimento, proteção, e reprodução.


Desenvolveu o conceito de Padrão cultural, destacando a prevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.


A diferença da personalidade não está vinculada a características biológicas, como sexo mas à maneira como cada sociedade a cultura define a educação das crianças.


A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião, e as normas econômicas.

3. Leia com atenção a seção: Convivência com a diferença: o etnocentrismo (p. 174) e explique o que você entendeu por etnocentrismo?

4. Leia com atenção a seção: Trocas culturais e culturas hibridas (pp. 174-175). E defina o que são essas trocas culturais e culturas hibridas?

5. Leia com atenção a seção: Cultura erudita e cultura popular (p. 176) e reescreva os parágrafos onde o autor do livro didático dá definições de o que é a cultura erudita e a chamada cultura popular.

6. Leia com atenção a seção: A Ideologia, suas origens e perspectivas (p. 176-177) e enumere a coluna 2 de acordo com os comentários feitos na coluna 1, sobre os apontamentos que o autor do livro didático faz em relação as origens e perspectivas da ideologia.

Coluna 1

Coluna 2
01
Nasce da análise das sociedade antigas, mas o conceito é moderno, pois antes da Idade Moderna as explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso.

No seu livro Ideologia e utopia (1929), ele conceitua duas formas de ideologias: a particular e a total.
02
Em seu livro Novum organum (1620). Ele utilizava o termo Ideologia, mas, ao recomendar um estudo baseado na observação, declarava que, até aquele momento, o entendimento da verdade estava obscurecido por ídolos, ou seja, por ideias erradas e irracionais.

Emile Durkheim, ao discutir a questão da objetividade científica em seu livro As regras do método sociológico (1895), afirma que, para ser mais preciso possível, o cientista deve deixar de lado todas pré-noções, as noções vulgares, as ideias antigas e pré-científicas e as ideias subjetivas.
03
O termo Ideologia foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Destutt de Tracy (1754-1836), em seu livro Elementos de Ideologia (1801) no sentido de

Augusto Comte (1798-1857).
04
Em seu Curso de filosofia positiva (1830-1842), retomou o sentido de ideologia utilizado por Tracy – o de estudo da formação das ideias, partindo das sensações (relação do corpo com o meio) – e acrescentando outro, o do conjunto de ideias de determinada época.

“ciência da gênese das deias”.
05
Karl Marx (1818-1883) também não apresentou também não apresentou uma única ideia de ideologia.

No livro A ideologia alemã (1846), ele se referiu à ideologia como um sistema elaborado de representações e de ideias que correspondem a forma de consciência os homens tem em determinada época.
06
São essas ideias que ele entende por ideologia, ou seja, o contrário das ciências.

Francis Bacon (1561-1626).
07
Karl Mannheim (1893-1947) talvez seja o sociólogo depois de Marx que mais tenha influenciado a discussão sobre ideologia.

A ideia de cultura.


7. Leia com atenção a seção: A Ideológica e cotidiano (p. 179-180) depois observe as vidas que levam os dois jovens das fotografias e, por fim, tente responder, a partir da vida cotidiana que você tem, a pergunta no final da legenda das mesmas, sobre a juventude em situações diversas se se encaixa em discurso ideológico único?

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