Boa Vista – RR, 09/10/2015.
3º bimestre letivo. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa Filho
Cultura e Ideologia –
conceitos e definições com os alunos do EMOBF que ensino. Atividade sociológica
para fazer em casa (via blog: professorbenone.blogspot.com) e ser respondida
coletivamente em sala de aula.
Da
leitura no livro didático da disciplina de sociologia em estudo na nossa Escola
(Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª
edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 170-202) responda as perguntas e as questões
que se pede abaixo:
Cultura é o conjunto de saberes diferentes de indivíduo,
povo, comunidade, sociedade. Ideologia
são as análises das ideias de um indivíduo, povo. Comunidade ou sociedade. Não
há como fazer um conceito único sobre cultura
e ideologia, sendo vários esses
conceitos. (Professor Benone Costa Filho).
1.
Leia com atenção a seção: Os
significados da cultura (pp. 171-172) e explique em uma síntese o que
você percebeu sobre os significados da cultura apresentados pelo autor do livro
didático.
2.
Leia com atenção a seção: Cultura
segundo a antropologia (pp. 172-173) e de acordo com os nomes dos
antropólogos citados pelo autor do livro didático, escreva seus nomes, seus
tempos de vida e suas nacionalidades ao lado de suas definições de cultura, citadas
na tabela abaixo.
Nome do antropólogo
e tempo de vida
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Nacionalidade
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Conceito de cultura
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Cultura é o
conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de
costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade.
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As diferenças entre
grupos e sociedades humanas são culturais
e não biológicas.
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Culturas são
sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes
que lhe dão características próprias, principalmente no tocante às
necessidades básicas, como alimento, proteção, e reprodução.
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Desenvolveu o
conceito de Padrão cultural,
destacando a prevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.
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A diferença da
personalidade não está vinculada a características biológicas, como sexo mas
à maneira como cada sociedade a
cultura define a educação das crianças.
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A cultura deve ser considerada como um
conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a linguagem, as
regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião, e as normas econômicas.
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3.
Leia com atenção a seção: Convivência
com a diferença: o etnocentrismo (p. 174) e explique o que você
entendeu por etnocentrismo?
4.
Leia com atenção a seção: Trocas
culturais e culturas hibridas (pp. 174-175). E defina o que são essas trocas
culturais e culturas hibridas?
5.
Leia com atenção a seção: Cultura
erudita e cultura popular (p. 176) e reescreva os parágrafos onde o
autor do livro didático dá definições de o que é a cultura erudita e a chamada cultura popular.
6.
Leia com atenção a seção: A Ideologia,
suas origens e perspectivas (p. 176-177) e enumere a coluna 2 de acordo
com os comentários feitos na coluna 1, sobre os apontamentos que o autor do
livro didático faz em relação as origens e perspectivas da ideologia.
Coluna 1
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Coluna 2
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01
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Nasce da análise das
sociedade antigas, mas o conceito é moderno, pois antes da Idade Moderna as
explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso.
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No seu livro Ideologia e utopia (1929), ele
conceitua duas formas de ideologias: a particular e a total.
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02
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Em seu livro Novum organum (1620). Ele utilizava o
termo Ideologia, mas, ao recomendar um estudo baseado na observação,
declarava que, até aquele momento, o entendimento da verdade estava
obscurecido por ídolos, ou seja, por ideias erradas e irracionais.
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Emile Durkheim, ao
discutir a questão da objetividade científica em seu livro As regras do
método sociológico (1895), afirma que, para ser mais preciso possível, o
cientista deve deixar de lado todas pré-noções, as noções vulgares, as ideias
antigas e pré-científicas e as ideias subjetivas.
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03
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O termo Ideologia
foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Destutt de Tracy
(1754-1836), em seu livro Elementos de
Ideologia (1801) no sentido de
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Augusto Comte
(1798-1857).
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04
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Em seu Curso de filosofia positiva
(1830-1842), retomou o sentido de ideologia utilizado por Tracy – o de estudo
da formação das ideias, partindo das sensações (relação do corpo com o meio)
– e acrescentando outro, o do conjunto de ideias de determinada época.
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“ciência da gênese
das deias”.
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05
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Karl Marx (1818-1883) também
não apresentou também não apresentou uma única ideia de ideologia.
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No livro A ideologia alemã (1846), ele se
referiu à ideologia como um sistema elaborado de representações e de ideias
que correspondem a forma de consciência os homens tem em determinada época.
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06
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São essas ideias que
ele entende por ideologia, ou seja, o contrário das ciências.
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Francis Bacon
(1561-1626).
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07
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Karl Mannheim
(1893-1947) talvez seja o sociólogo depois de Marx que mais tenha
influenciado a discussão sobre ideologia.
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A ideia de cultura.
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7.
Leia com atenção a seção: A Ideológica
e cotidiano (p. 179-180) depois observe as vidas que levam os dois
jovens das fotografias e, por fim, tente responder, a partir da vida cotidiana
que você tem, a pergunta no final da legenda das mesmas, sobre a juventude em
situações diversas se se encaixa em discurso ideológico único?
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