quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

QUESTÕES FILOSÓFICAS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO OBF, QUE ENSINO, COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA



GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
ESCOLA OLAVO BRASIL FILHO
CIÊNCIAS HUMANAS (CH): DISCIPLINAS DE HISTÓRIA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
PROFESSOR BENONE COSTA FILHO
GIRASSOL
TEMA DO SEMESTRE: CULTURA















COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA: O QUE NOS LEVA A TER OU NÃO TER?








Ação filosófica da concepção dos alunos das 1ª séries do ensino médio OBF, que ensino, de comportamento em sala de aula, para amostra pedagógica, com os alunos da turma 101, referente ao tema do Girassol: Cultura, no dia 05 de fevereiro de 2016, na Escola Olavo Brasil Filho.




















BOA VISTA,
2015/16


SUMÁRIO

1. Tema
2. Situação-problema
3. Justificativa
4. Objetivo geral
4.1. Objetivos específicos
5. Cronograma
6. Referências


1. TEMA

Comportamento em sala de aula: o que nos leva a ter ou não ter?

2. Situação problema

 Causas, consequências e consenso do bom e do mau comportamento dos (trios de) alunos em sala de aula na concepção dos próprios alunos das 1ª séries do ensino médio OBF, que ensino.


3. Justificativa
“Ensinar exige saber escutar”. (Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira).

Saber das causas, consequências e consenso do comportamento do aluno na escola e na sala de aula e fundamental para sua postura. Não obstante, quando os próprios alunos refletem sobre a ação, dando sua concepção do que é esse comportamento e o que ter ou não ter? Dá uma outra dimensão de sua postura relacionada ao comportamento escolar e de sala de aula. Assim, para os alunos, das 1ª séries do Ensino Médio OBF, que ensino, refletirem sobre o comportamento na escola e na sala de aula e as causas e consequências de ter ou não, é o que se objetiva com essa ação. Que será apresentada na amostra pedagógica do Girassol: com o tema Cultura. Uma ação viável e de extrema importância e relevância, que se posta em prática, observando as concepções dos alunos, pode clarear suas percepções do comportamento adequado no ambiente da escola e da sala de aula.    

4. Objetivo específico

Conceber o que é comportamento em sala de aula: o que nos leva a ter ou não ter? na percepção dos alunos das 1ª séries do Ensino Médio OBF, que ensino.

4.1. Objetivos específicos

  • Quais as causas e consequências do mau comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Quais as causas e consequências do bom comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Quais as causas e consequências do bom e do mau comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Qual o consenso do trio sobre a questão: Um bom ou mau comportamento em sala de aula?
5. Cronograma da ação


03 aulas
Aula 01
Divulgação e solicitação de aluno(a) para pesquisar e transcrever do blog (professorbenone.blogspot.com) a ação e repassar a outro(a) para reescrever e repassar aos demais a ação.
Aula 02
Para as turmas ser organizar em trios filosóficos e anotarem as questões filosóficas nos seus cadernos e iniciar a feitura da ação filosófica.
Aula 03
Para conclusão e visto da ação filosófica, para exposição na Amostra Pedagógica do Girassol com o tema: Cultura.
Apresentação
Em escolha feita no dia 26/01, sob a responsabilidade de representar a turma e demais alunos médio OBF, que ensino, no Dia da Amostra (05/02/2016): O trio filosófico: Arte de aprender: Luane, Michely e Naira, turma 101, da qual sou Professor Conselheiro.











6. Referências 

COSTA FILHO, Benone. Disciplina da Filosofia: aulas de questões filosóficas com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino: as causas, consequências e consenso, do bom e do mau comportamento em sala de aula na concepção dos alunos. Boa Vista, ano letivo de 2015. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil e o ensino de sociologia, com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.


Boa Vista – RR, __/01/2016. 4º bimestre letivo de 2015. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa Filho. Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil e o ensino da disciplina de sociologia (pp. 249-252) com os alunos (em trio) do EMOBF que ensino.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Educação e Desportos
Escola Estadual Olavo Brasil Filho

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.


A Sociologia no Brasil e o ensino de sociologia 




Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil, do livro didático da Sociologia para o ensino médio, como requisito de obtenção de nota (10 pontos) referente ao 4º bimestre, do ano letivo de 2015, na referida disciplina, ensinada pelo Professor Benone Costa Filho.




Boa Vista,
2016.

1. Introdução: Qual é a referência, os primeiros passos dados por quem, qual era o seu pensamento, o que defendia, qual o objetivo do ensino médio, e o que aconteceu com a disciplina (de 1891-1901)?
   
2. Primeiras experiências no ensino médio, o que aconteceu com a reforma Rocha Vaz (1925), com a reforma de Francisco Campos (1931), quais intelectuais deram contribuições, lecionando ou escrevendo livros de Sociologia, quais suas influências e qual teoria sociológica seguiam (até a década de 1980)?

3. A Sociologia no ensino superior, qual contribuição da revista e Sociologia (criada em 1939, sendo publicada até 1981) para a divulgação das ciências sociais no Brasil?

4. A consolidação da Sociologia brasileira, se deu depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), principalmente a partir da década de 1960, do século XX. Qual era objetivo da Sociologia, o que aconteceu com a sociologia neste período, e em que estavam centrados os estudos sociológicos?

5. Diversificação da disciplina, além das questões de modernização do Brasil, qual era a visão da questão educacional, e depois do golpe militar (de 1964), que temas foram discutidos na sociologia brasileira (a partir de 1980), com a implantação dos cursos de pós-graduação em sociologia, que temas surgem com as muitas ‘sociologias’ especiais, e o que são debatidos nos encontros e congressos específicos?
  
6. Retomada da Sociologia no ensino médio, depois de sua extinção do currículo do ensino médio (nos anos de 1940), o que acontece com a Sociologia a partir da década de 1980, do século XX, e sua extensão para o século XXI? 

7. Considerações

Como vivemos numa sociedade de indivíduos brasileiros, nos entendermos como indivíduos-sociais, parte do todo dessa sociedade brasileira, em que vivemos. É de fundamental importância cultural para a nossa unidade e diversidade. Pois quando, socialmente, nos entendemos na nossa unidade sociológica brasileira e nos respeitamos na diversidade social que somos, respeitando as diferentes individualidades, que nos amálgama (índios, negros e brancos) na formação do povo brasileiro, superamos os preconceitos, por conceitos do que somos, na nossa diversidade/unidade social/individual. Assim, se com o estudo da Sociologia como disciplina do ensino médio nacional, natural, étnica, racial, indígena, africana e europeia (nossas matizes) que somos nos 204 milhões de gentes (estimativa IBGE/2015, baseada no censo de 2010), que se olha e se vê diferentes e iguais ao mesmo tempo sociológico, que tem os mesmos direitos fundamentais de igualdades constitucionais, que, se são respeitados, na nossa unidade diversidade, contemplada a todos em suas diversidades, que cimentam a nossa unidade brasileira. Se nós acreditamos nisso, nosso estudo sociológico (nesta disciplina) não foi em vão. (Professor Benone Costa Filho).     

8. Referencias


Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 249-252.