quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

QUESTÕES FILOSÓFICAS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO OBF, QUE ENSINO, COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA



GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS
ESCOLA OLAVO BRASIL FILHO
CIÊNCIAS HUMANAS (CH): DISCIPLINAS DE HISTÓRIA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
PROFESSOR BENONE COSTA FILHO
GIRASSOL
TEMA DO SEMESTRE: CULTURA















COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA: O QUE NOS LEVA A TER OU NÃO TER?








Ação filosófica da concepção dos alunos das 1ª séries do ensino médio OBF, que ensino, de comportamento em sala de aula, para amostra pedagógica, com os alunos da turma 101, referente ao tema do Girassol: Cultura, no dia 05 de fevereiro de 2016, na Escola Olavo Brasil Filho.




















BOA VISTA,
2015/16


SUMÁRIO

1. Tema
2. Situação-problema
3. Justificativa
4. Objetivo geral
4.1. Objetivos específicos
5. Cronograma
6. Referências


1. TEMA

Comportamento em sala de aula: o que nos leva a ter ou não ter?

2. Situação problema

 Causas, consequências e consenso do bom e do mau comportamento dos (trios de) alunos em sala de aula na concepção dos próprios alunos das 1ª séries do ensino médio OBF, que ensino.


3. Justificativa
“Ensinar exige saber escutar”. (Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira).

Saber das causas, consequências e consenso do comportamento do aluno na escola e na sala de aula e fundamental para sua postura. Não obstante, quando os próprios alunos refletem sobre a ação, dando sua concepção do que é esse comportamento e o que ter ou não ter? Dá uma outra dimensão de sua postura relacionada ao comportamento escolar e de sala de aula. Assim, para os alunos, das 1ª séries do Ensino Médio OBF, que ensino, refletirem sobre o comportamento na escola e na sala de aula e as causas e consequências de ter ou não, é o que se objetiva com essa ação. Que será apresentada na amostra pedagógica do Girassol: com o tema Cultura. Uma ação viável e de extrema importância e relevância, que se posta em prática, observando as concepções dos alunos, pode clarear suas percepções do comportamento adequado no ambiente da escola e da sala de aula.    

4. Objetivo específico

Conceber o que é comportamento em sala de aula: o que nos leva a ter ou não ter? na percepção dos alunos das 1ª séries do Ensino Médio OBF, que ensino.

4.1. Objetivos específicos

  • Quais as causas e consequências do mau comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Quais as causas e consequências do bom comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Quais as causas e consequências do bom e do mau comportamento dos alunos em sala de aula?
  • Qual o consenso do trio sobre a questão: Um bom ou mau comportamento em sala de aula?
5. Cronograma da ação


03 aulas
Aula 01
Divulgação e solicitação de aluno(a) para pesquisar e transcrever do blog (professorbenone.blogspot.com) a ação e repassar a outro(a) para reescrever e repassar aos demais a ação.
Aula 02
Para as turmas ser organizar em trios filosóficos e anotarem as questões filosóficas nos seus cadernos e iniciar a feitura da ação filosófica.
Aula 03
Para conclusão e visto da ação filosófica, para exposição na Amostra Pedagógica do Girassol com o tema: Cultura.
Apresentação
Em escolha feita no dia 26/01, sob a responsabilidade de representar a turma e demais alunos médio OBF, que ensino, no Dia da Amostra (05/02/2016): O trio filosófico: Arte de aprender: Luane, Michely e Naira, turma 101, da qual sou Professor Conselheiro.











6. Referências 

COSTA FILHO, Benone. Disciplina da Filosofia: aulas de questões filosóficas com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino: as causas, consequências e consenso, do bom e do mau comportamento em sala de aula na concepção dos alunos. Boa Vista, ano letivo de 2015. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário