quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil e o ensino de sociologia, com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino.


Boa Vista – RR, __/01/2016. 4º bimestre letivo de 2015. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa Filho. Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil e o ensino da disciplina de sociologia (pp. 249-252) com os alunos (em trio) do EMOBF que ensino.

Governo do Estado de Roraima
Secretaria de Estado da Educação e Desportos
Escola Estadual Olavo Brasil Filho

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.

Aluno(a)______________________________________________________ nº____.


A Sociologia no Brasil e o ensino de sociologia 




Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil, do livro didático da Sociologia para o ensino médio, como requisito de obtenção de nota (10 pontos) referente ao 4º bimestre, do ano letivo de 2015, na referida disciplina, ensinada pelo Professor Benone Costa Filho.




Boa Vista,
2016.

1. Introdução: Qual é a referência, os primeiros passos dados por quem, qual era o seu pensamento, o que defendia, qual o objetivo do ensino médio, e o que aconteceu com a disciplina (de 1891-1901)?
   
2. Primeiras experiências no ensino médio, o que aconteceu com a reforma Rocha Vaz (1925), com a reforma de Francisco Campos (1931), quais intelectuais deram contribuições, lecionando ou escrevendo livros de Sociologia, quais suas influências e qual teoria sociológica seguiam (até a década de 1980)?

3. A Sociologia no ensino superior, qual contribuição da revista e Sociologia (criada em 1939, sendo publicada até 1981) para a divulgação das ciências sociais no Brasil?

4. A consolidação da Sociologia brasileira, se deu depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), principalmente a partir da década de 1960, do século XX. Qual era objetivo da Sociologia, o que aconteceu com a sociologia neste período, e em que estavam centrados os estudos sociológicos?

5. Diversificação da disciplina, além das questões de modernização do Brasil, qual era a visão da questão educacional, e depois do golpe militar (de 1964), que temas foram discutidos na sociologia brasileira (a partir de 1980), com a implantação dos cursos de pós-graduação em sociologia, que temas surgem com as muitas ‘sociologias’ especiais, e o que são debatidos nos encontros e congressos específicos?
  
6. Retomada da Sociologia no ensino médio, depois de sua extinção do currículo do ensino médio (nos anos de 1940), o que acontece com a Sociologia a partir da década de 1980, do século XX, e sua extensão para o século XXI? 

7. Considerações

Como vivemos numa sociedade de indivíduos brasileiros, nos entendermos como indivíduos-sociais, parte do todo dessa sociedade brasileira, em que vivemos. É de fundamental importância cultural para a nossa unidade e diversidade. Pois quando, socialmente, nos entendemos na nossa unidade sociológica brasileira e nos respeitamos na diversidade social que somos, respeitando as diferentes individualidades, que nos amálgama (índios, negros e brancos) na formação do povo brasileiro, superamos os preconceitos, por conceitos do que somos, na nossa diversidade/unidade social/individual. Assim, se com o estudo da Sociologia como disciplina do ensino médio nacional, natural, étnica, racial, indígena, africana e europeia (nossas matizes) que somos nos 204 milhões de gentes (estimativa IBGE/2015, baseada no censo de 2010), que se olha e se vê diferentes e iguais ao mesmo tempo sociológico, que tem os mesmos direitos fundamentais de igualdades constitucionais, que, se são respeitados, na nossa unidade diversidade, contemplada a todos em suas diversidades, que cimentam a nossa unidade brasileira. Se nós acreditamos nisso, nosso estudo sociológico (nesta disciplina) não foi em vão. (Professor Benone Costa Filho).     

8. Referencias


Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 249-252.

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