Boa Vista – RR, __/01/2016.
4º bimestre letivo de 2015. Disciplina de Sociologia – Professor Benone Costa
Filho. Trabalho de perguntas da Sociologia
no Brasil e o ensino da disciplina de sociologia (pp. 249-252) com os alunos (em trio) do
EMOBF que ensino.
Governo do Estado de
Roraima
Secretaria de Estado
da Educação e Desportos
Escola Estadual Olavo
Brasil Filho
Aluno(a)______________________________________________________ nº____.
Aluno(a)______________________________________________________ nº____.
Aluno(a)______________________________________________________ nº____.
A Sociologia no
Brasil e o ensino de sociologia
Trabalho de perguntas da Sociologia no Brasil, do livro
didático da Sociologia para o ensino médio, como requisito de obtenção de nota (10
pontos) referente ao 4º bimestre, do ano letivo de 2015, na referida
disciplina, ensinada pelo Professor Benone Costa Filho.
Boa Vista,
2016.
1. Introdução: Qual é a referência,
os primeiros passos dados por quem, qual era o seu pensamento, o que defendia,
qual o objetivo do ensino médio, e o que aconteceu com a disciplina (de
1891-1901)?
2. Primeiras
experiências no ensino médio, o que aconteceu com a reforma Rocha Vaz
(1925), com a reforma de Francisco Campos (1931), quais intelectuais deram
contribuições, lecionando ou escrevendo livros de Sociologia, quais suas
influências e qual teoria sociológica seguiam (até a década de 1980)?
3. A Sociologia no
ensino superior, qual
contribuição da revista e Sociologia (criada
em 1939, sendo publicada até 1981) para a divulgação das ciências sociais no
Brasil?
4. A consolidação da
Sociologia brasileira, se deu depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945),
principalmente a partir da década de 1960, do século XX. Qual era objetivo da
Sociologia, o que aconteceu com a sociologia neste período, e em que estavam
centrados os estudos sociológicos?
5. Diversificação da
disciplina, além
das questões de modernização do Brasil, qual era a visão da questão
educacional, e depois do golpe militar (de 1964), que temas foram discutidos na
sociologia brasileira (a partir de 1980), com a implantação dos cursos de
pós-graduação em sociologia, que temas surgem com as muitas ‘sociologias’
especiais, e o que são debatidos nos encontros e congressos específicos?
6. Retomada da
Sociologia no ensino médio, depois de sua extinção do currículo do ensino
médio (nos anos de 1940), o que acontece com a Sociologia a partir da década de
1980, do século XX, e sua extensão para o século XXI?
7. Considerações
Como
vivemos numa sociedade de indivíduos brasileiros, nos entendermos como
indivíduos-sociais, parte do todo dessa sociedade brasileira, em que vivemos. É
de fundamental importância cultural para a nossa unidade e diversidade. Pois
quando, socialmente, nos entendemos na nossa unidade sociológica brasileira e
nos respeitamos na diversidade social que somos, respeitando as diferentes
individualidades, que nos amálgama (índios, negros e brancos) na formação do
povo brasileiro, superamos os preconceitos, por conceitos do que somos, na
nossa diversidade/unidade social/individual. Assim, se com o estudo da
Sociologia como disciplina do ensino médio nacional, natural, étnica, racial,
indígena, africana e europeia (nossas matizes) que somos nos 204 milhões de
gentes (estimativa IBGE/2015, baseada no censo de 2010), que se olha e se vê
diferentes e iguais ao mesmo tempo sociológico, que tem os mesmos direitos
fundamentais de igualdades constitucionais, que, se são respeitados, na nossa
unidade diversidade, contemplada a todos em suas diversidades, que cimentam a
nossa unidade brasileira. Se nós acreditamos nisso, nosso estudo sociológico
(nesta disciplina) não foi em vão. (Professor Benone Costa Filho).
8. Referencias
Tomazi, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª
edição. São Paulo Saraiva, 2010, pp. 249-252.
Nenhum comentário:
Postar um comentário