HISTOCEBÁSICA
HISTÓRIA COTIDIANA EDUCAÇÃO BÁSICA 2015 ENSINO MÉDIO
IDEALIZAÇÃO PROFESSOR BENONE – DISCIPLINA DE
HISTÓRIA
Baseado no nosso livro didático de História Geral e do Brasil vamos começar pela a Grécia Antiga. E para melhor aprendizagem no conhecimento e reconhecimento dos alunos do Ensino Médio OBF, que ensino, vamos perceber esse estudo por partes, a seguir.
GRÉCIA ANTIGA
(1ª
parte, pp. 110-114).
A Grécia Antiga na visão, em uma questão
comentada, de um aluno do Ensino Médio OBF, que ensino, para os demais colegas
de classe anotar e perceber sobre esse mundo grego que molda a
civilização e a ética do cosmo humano Ocidental.
Para iniciar nosso estudo sobre A Grécia e Roma Antigas, propus, como atividade para casa, ao aluno Gildevan: levantar uma questão sobre o tema, responder e repassar ao demais colegas da classe. Segue a questão levantada e comentada pelo aluno, em sala
de aula, para os demais colegas da turma 104 Média OBF, que ensino:
Aluno Gildevan Lima Barros, 1ª Série do Ensino Médio, turma 104, OBF. |
Questão
01. Comentada
do aluno Gildevan Lima Barros, nº 06.
Turma 104, 1ª Série Ensino Médio, OBF, em 27/04/2015.
·
01. Quem era
considerado o “pai da História’ e o que ele registrava. Existia um outro nome
importante a citar?
- Pai da História, Heródoto. O que ele registrava era baseado no que ouvia e via.
- Outro nome importante, o de Tucídides. Ele registrava o que dizia a ele.
- Comentário sobre a questão acima: Observe que ele pesquisou e didatizou uma questão envolvendo o primeiro formulador da palavra História (Heródoto) que, desse modo, passou para a história, como pai desta Ciência Humana. E, como o pai da História, o que fazia para anotar as histórias que ouvia e via. Em seguida questionou sobre a existência de outro nome importante na continuidade das descrições históricas, ao longo dos tempos, e citou o nome de Tucídides. E a forma de ele registar a História. Por meio do que os outros diziam. Se observar bem, se percebe que a palavra História está ligada a pesquisa das ações humanas ao longo dos tempos. Do grego: Historien quer dizer Pesquisa, o significado da palavra História.
Questão
02.
Saber sobre o mundo grego antigo e mundo romano antigo, nos faz entender,
parte, do mundo contemporâneo em que vivemos. Portanto, é isso que vamos fazer
neste estudo sobre a civilização greco-romana antiga e sua ligação como parte
do mundo ocidental atual.
Questão
03.
Qual era a importância da educação para a democracia e cidadania grega? É
que somente um cidadão, da cidade, onde vivia podia conhecer bem e mal a mesma. E isso se dava por meio da educação na cidade.
Questão
04. Antes
dos gregos o conceito de cidade era baseado em um lugar que concentrava o poder
do soberano ou de uma oligarquia. Com os gregos o que mudou?
Questão
05.
Ele viveu na Jônia, atual região da Turquia, entre 800 e 700 a.C. escreveu dois
poemas épicos: Ilíada e Odisseia. Que talvez você, aluno
do ensino Médio OBF, que ensino, já tenha lido em algum momento. O que contém
nessas obras e que foi seu suposto autor?
Questão
06.
Reproduza, no seu caderno, a tabela (p.111) com o alfabeto grego e explique seu
nome, extraído de duas letras que compõem o mesmo.
Questão
07.
O que diz ao lado da máscara do Herói Aquiles (na p. 111) e o glossário abaixo
desta?
Questão
08.
O que você sabe sobre o filme: Tróia
do Diretor Wolfgang Petersen, 2004, Warner Bros?
Questão
09.
O que narra a representação do vaso de cerâmica grego (p. 113)?
Questão
10. A
Geografia é um fator importante para explicar a História do surgimento de um
lugar. Mas a formação da Grécia
compreende mais do que isso. Por que?
Questão
11.
Quem vai chamar a Grécia e os gregos assim, são os romanos. Como os gregos se
autodenominavam e como se organizam nas suas cidades-estados autônomas?
Questão
12. Veja
o mapa (p. 114) e indique a cor da legenda das regiões sobre a influência da Grécia Antiga espalhadas pela
África, Ásia e Europa.
GRÉCIA ANTIGA
(2ª
parte, pp. 114-123).
- · Civilizações cretenses e micênicas
1. A origem da civilização grega está ligada
a duas civilizações que se desenvolveram no sul da Península dos Bálcãs, a civilização minoica e micênica. Por que civilização minoica e micênica?
2. O que tem a ver o vaso: Teseu enfrentando
o miniaturo, de Jean-Étienne (p. 114) com a civilização minoica?
3. Quem eram os povos indo-europeus? E o que
deu origem a diáspora grega?
4. Vai dos séculos XII a.C ao VI a.C o os períodos
Homérico e Arcaico grego, onde viviam as comunidades gentílicas, formadas por
sociedades rurais, com suas pequenas propriedades agrícolas autossuficientes,
denominadas de genos. Os genos era controlados pelos pater.
Qual era a função do pater e o que acontecia com seus parentes e com os thetas?
5. A Segunda diáspora grega gera mais de cem
póleis. Entre elas Atenas e Esparta com suas acrópoles e seus
governantes baslieu, depois substituído pelo regime oligárquico-aristocrático.
Que regimes são esses?
6. Situada na região da Lacônia, de solo
fértil, fundada no sec. IX a.C. ficava na Península do Peloponeso. Por que era
chamada assim? Como era a formação e a divisão da sociedade espartana? Quem
formulou sua legislação? O que era a apela e a gerúsia espartana? E qual a sua
diferença para as outras cidades-estados gregas?
7. A pólis de Atenas, estabelecida na região
da Ática, sul da Grécia. Do Pireu,
porto irradiador de sua expansão, quem a ocupou inicialmente? Como estava
organizada a Ática? E o que ocorreu com a unificação dos genos em tribos? Depois
de muito tempo de regime monárquico governado pelo baslieu, passa a ser
governada por oligarquias, por meio de um arcontado
e areópago, o que esses
representam?
8. Por ter terras pouco férteis, os gregos se
dedicaram ao comércio. E assim viajavam muito por outros lugares em seu entorno
e distantes destes. Para onde eles se expandiram e como e que comerciavam?
Das tensões sociais gregas geraram, entre
outros, um quadro de instabilidade. Diante disso vários legisladores atenienses
fizeram propostas para superá-las. Dois deles se tornaram muito importantes: Drácon e Sólon. Quais eram suas propostas?
9. As reformas de Sólon desagradava a elite
eupátrida. Diante disso o que aconteceu e o que gerou com suas propostas?
10 A liderança de Clístenes derrubou o último
tirano, promoveu reformas que culminou na democracia e na pacificação da pólis.
O que mais fez Clístenes e o que ele criou? Suas reformas encerraram que
período grego?
- Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 110-134).
A Seguir, nas próximas aulas, as partes 3 e 4.
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