terça-feira, 19 de maio de 2015

Estudo da vida em cidades antigas, com os alunos do Ensino Médio OBF, que ensino, chegamos a Grécia e Roma Antigas, civilizações que moldam a cultura Ocidental, nosso cosmo.

HISTOCEBÁSICA HISTÓRIA COTIDIANA EDUCAÇÃO BÁSICA 2015 ENSINO MÉDIO
IDEALIZAÇÃO PROFESSOR BENONE – DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Boa Vista:__/__/2015. A vida em cidades Antigas: Grécia e Roma.

Baseado no nosso livro didático de História Geral e do Brasil vamos começar pela a Grécia Antiga. E para melhor aprendizagem no conhecimento e reconhecimento dos alunos do Ensino Médio OBF, que ensino, vamos perceber esse estudo por partes, a seguir.
    
GRÉCIA ANTIGA (1ª parte, pp. 110-114).

A Grécia Antiga na visão, em uma questão comentada, de um aluno do Ensino Médio OBF, que ensino, para os demais colegas de classe anotar e perceber sobre esse mundo grego que molda a civilização e a ética do cosmo humano Ocidental.

Para iniciar nosso estudo sobre A Grécia e Roma Antigas, propus, como atividade para casa, ao aluno Gildevan: levantar uma questão sobre o tema, responder e repassar ao demais colegas da classe. Segue a questão levantada e comentada pelo aluno, em sala de aula, para os demais colegas da turma 104 Média OBF, que ensino:

Aluno Gildevan Lima Barros, 1ª Série do Ensino Médio, turma 104, OBF.


Questão 01. Comentada do aluno Gildevan Lima Barros, nº 06. Turma 104, 1ª Série Ensino Médio, OBF, em 27/04/2015.

·         01. Quem era considerado o “pai da História’ e o que ele registrava. Existia um outro nome importante a citar?
  •   Pai da História, Heródoto. O que ele registrava era baseado no que ouvia e via.
  •   Outro nome importante, o de Tucídides. Ele registrava o que dizia a ele. 

  • Comentário sobre a questão acima: Observe que ele pesquisou e didatizou uma questão envolvendo o primeiro formulador da palavra História (Heródoto) que, desse modo, passou para a história, como pai desta Ciência Humana. E, como o pai da História, o que fazia para anotar as histórias que ouvia e via. Em seguida questionou sobre a existência de outro nome importante na continuidade das descrições históricas, ao longo dos tempos, e citou o nome de Tucídides. E a forma de ele registar a História. Por meio do que os outros diziam. Se observar bem, se percebe que a palavra História está ligada a pesquisa das ações humanas ao longo dos tempos. Do grego: Historien quer dizer Pesquisa, o significado da palavra História.   

Questão 02. Saber sobre o mundo grego antigo e mundo romano antigo, nos faz entender, parte, do mundo contemporâneo em que vivemos. Portanto, é isso que vamos fazer neste estudo sobre a civilização greco-romana antiga e sua ligação como parte do mundo ocidental atual.

Questão 03. Qual era a importância da educação para a democracia e cidadania grega? É que somente um cidadão, da cidade, onde vivia podia conhecer bem e mal a mesma. E isso se dava por meio da educação na cidade.

Questão 04. Antes dos gregos o conceito de cidade era baseado em um lugar que concentrava o poder do soberano ou de uma oligarquia. Com os gregos o que mudou?

Questão 05. Ele viveu na Jônia, atual região da Turquia, entre 800 e 700 a.C. escreveu dois poemas épicos: Ilíada e Odisseia. Que talvez você, aluno do ensino Médio OBF, que ensino, já tenha lido em algum momento. O que contém nessas obras e que foi seu suposto autor?

Questão 06. Reproduza, no seu caderno, a tabela (p.111) com o alfabeto grego e explique seu nome, extraído de duas letras que compõem o mesmo.

Questão 07. O que diz ao lado da máscara do Herói Aquiles (na p. 111) e o glossário abaixo desta?

Questão 08. O que você sabe sobre o filme: Tróia do Diretor Wolfgang Petersen, 2004, Warner Bros?

Questão 09. O que narra a representação do vaso de cerâmica grego (p. 113)?

Questão 10. A Geografia é um fator importante para explicar a História do surgimento de um lugar. Mas a formação da Grécia compreende mais do que isso. Por que?

Questão 11. Quem vai chamar a Grécia e os gregos assim, são os romanos. Como os gregos se autodenominavam e como se organizam nas suas cidades-estados autônomas?

Questão 12. Veja o mapa (p. 114) e indique a cor da legenda das regiões sobre a influência da Grécia Antiga espalhadas pela África, Ásia e Europa.


GRÉCIA ANTIGA (2ª parte, pp. 114-123).

  • ·         Civilizações cretenses e micênicas

1. A origem da civilização grega está ligada a duas civilizações que se desenvolveram no sul da Península dos Bálcãs, a civilização minoica e micênica. Por que civilização minoica e micênica?

2. O que tem a ver o vaso: Teseu enfrentando o miniaturo, de Jean-Étienne (p. 114) com a civilização minoica?   

3. Quem eram os povos indo-europeus? E o que deu origem a diáspora grega?

4. Vai dos séculos XII a.C ao VI a.C o os períodos Homérico e Arcaico grego, onde viviam as comunidades gentílicas, formadas por sociedades rurais, com suas pequenas propriedades agrícolas autossuficientes, denominadas de genos. Os genos era controlados pelos pater. Qual era a função do pater e o que acontecia com seus parentes e com os thetas?

5. A Segunda diáspora grega gera mais de cem póleis. Entre elas Atenas e Esparta com suas acrópoles e seus governantes baslieu, depois substituído pelo regime oligárquico-aristocrático. Que regimes são esses?  

6. Situada na região da Lacônia, de solo fértil, fundada no sec. IX a.C. ficava na Península do Peloponeso. Por que era chamada assim? Como era a formação e a divisão da sociedade espartana? Quem formulou sua legislação? O que era a apela e a gerúsia espartana? E qual a sua diferença para as outras cidades-estados gregas?

7. A pólis de Atenas, estabelecida na região da Ática, sul da Grécia. Do Pireu, porto irradiador de sua expansão, quem a ocupou inicialmente? Como estava organizada a Ática? E o que ocorreu com a unificação dos genos em tribos? Depois de muito tempo de regime monárquico governado pelo baslieu, passa a ser governada por oligarquias, por meio de um arcontado e areópago, o que esses representam?

8. Por ter terras pouco férteis, os gregos se dedicaram ao comércio. E assim viajavam muito por outros lugares em seu entorno e distantes destes. Para onde eles se expandiram e como e que comerciavam?

Das tensões sociais gregas geraram, entre outros, um quadro de instabilidade. Diante disso vários legisladores atenienses fizeram propostas para superá-las. Dois deles se tornaram muito importantes: Drácon e Sólon. Quais eram suas propostas?

9. As reformas de Sólon desagradava a elite eupátrida. Diante disso o que aconteceu e o que gerou com suas propostas?


10 A liderança de Clístenes derrubou o último tirano, promoveu reformas que culminou na democracia e na pacificação da pólis. O que mais fez Clístenes e o que ele criou? Suas reformas encerraram que período grego? 

  • Referência: Vicentino, Cláudio. Dorigo, Gianpaolo. História geral e do Brasil. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2010 (pp. 110-134).
A Seguir, nas próximas aulas, as partes 3 e 4.


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